terça-feira, 28 de abril de 2009

PASSE LIVRE JÁ!!!

EXPLODE CORAÇÃO NA MAIOR FELICIDADE SE NÃO DER PASSE-LIVRE OS ESTUDANTES VÃO PARA ESSA CIDADE!!



Pelo Direito do Passe-Livre vamos tomar as Ruas de São Bento do Sul essa Segunda pós-feriado e mostrar para toda a cidade que a Juventude acordou e está com MUITA FOME por seus direitos!

É a nossa vez de falar!

Movimentos sejam por quais motivos forem, sempre foram odiados pela elite e bombardeados pela imprensa, Mas não estamos aqui para sermos os queridinhos de todos e principalmente da política, nós apenas queremos os nossos direitos, se não os conseguimos na primeira tentativa, no debate, vamos as ruas gritamos impomos a nossa força de expressão e mostramos do que somos capazes, nós somos estudantes, nós temos poder! Derrubamos o Collor, Implantamos as Diretas, Enterramos a ditadura, conquistamos o direito de voto, lutamos a cada dia pela democracia no Brasil que Amamos!
E assim vamos mostrar os nossos poderes em um movimento estudantil neste dia 04 de maio, as 17:00 horas, com saída em frente ao terminal urbano, centro, venham conosco e mostrem que vocês estão conscientes de que têm direitos a serem cobrados, a meia-entrada e o passe livre nós queremos, e disso não abrimos mão!

"Se o Presente é de Luta o Futuro Nos Pertence!" Che


BOI, BOI, BOI, BOI DA CARA PRETA, SE NÃO DER PASSE LIVRE A GENTE PULA A ROLETA!

sábado, 25 de abril de 2009

UMES em São Bento, um novo conceito em direitos estudantis!

Direção da UMES-SBS.


Para quem achava que estudantes não sabem lutar por seus direitos, está ai a união estudantil em São Bento do Sul uma junção de ideais e motivação. O grupo ainda é jovem, mas pode ter certeza de que muito falarão de nós, porque a UMES somos nós nossa FORÇA e a nossa VOZ.
E o objetivo agora é a luta pelo passe livre em São Bento do Sul, que é mais que um direito nosso, pois o se o governo quer ver os jovens na escola deveria disponibilizar os recursos adequados para o nosso transporte. No dia 18 deste mês foi realizado um debate no plenário da câmara de São Bento, com o objetivo de dar os primeiros passos da nossa UMES, com autoridades presentes como vereadores e o vice-prefeito, a participação de estudantes foi significativa, mas queremos mais. E hoje dia 25, foi realizada a primeira reunião, com os primeiros diretores e diretores e o primeiro presidente da UMES/ SBS, e agora vamos realizar uma nova passeata no dia 04 de abril, para mostrar que nós estudantes estamos ativos, o passe livre não é nada mais que um direito nosso!
Mas UMES/ SBS vem enfrentando um sério problema que é a falta de estrutura. Hoje, por exemplo, a reunião foi iniciada na parte externa do antigo fórum, onde estava frio e com garoa, para a nossa sorte conseguimos uma sala emprestada da Casa da Juventude onde foi dada continuidade a reunião, agora uma providencia urgente para nós é conseguir uma sede fixa, para que não tenhamos mais que realizar reuniões sem local certo e dar ao estudante São-bentense a Sua nova casa.


Jéssica küss – Acessoria de Imprensa.
UMES-São Bento do Sul

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Passeata Marca Congresso de Fundação da União Municipal de Estudantes Secundaristas de São Bento do Sul



A UBES e todos os grêmios estudantis da cidade realizaram sábado, dia 18 de abril, o congresso de criação da União Municipal dos Estudantes Secundaristas

Com o objetivo de marcar a fundação da UMES São Bento do Sul, foi realizada uma manifestação pedindo passe livre para os estudantes e pedindo o fim do vestibular, ainda na manhã de sábado, como parte da programação do congresso.
O Congresso foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores, com início às 9h da manhã com o plenário lotado por cerca de 250 estudantes, entre eles delegados, suplentes e observadores, todos interessados em discutir a organização do movimento estudantil no município.

A mesa de abertura contou com a presença do prefeito Flavio Schuhmacher, saudando a todos os presentes no congresso de fundação dessa entidade estudantil, o presidente da UBES Ismael Cardoso, que falou do histórico das lutas dos estudantes no Brasil e as lutas atuais do movimento estudantil, vereadores, lideranças de juventude, representantes sindicais e Rudinei Borges, diretor da UBES em Santa Catarina.

O Congresso teve também apresentações culturais. Logo na abertura aconteceu uma apresentação de um grupo hip hop da cidade, Soldados de Cristo, e antes do almoço uma banda de rock animou a galera. Essa vontade de construir a UMES na cidade já vem de muito tempo, quando alguns grêmios da cidade perceberam a necessidade de haver uma entidade maior no município que representasse os estudantes de forma organizada, e travasse a luta por melhorias na educação, argumentou Daniel Gaspar representante da UBES no Planalto Norte de Santa Catarina.

Logo após o almoço, no inicio da tarde foram formados três grupos de debates: juventude e sociedade, acesso e permanência na universidade e passe livre. Todos os debates tiveram uma ampla participação dos estudantes , todos buscaram falar das suas realidades em cada escola etc.

A Plenária final do Congresso votou as bandeiras de lutas que a UMES São Bento do Sul vai estar defendendo. Foi aprovado o estatuto, a logo da entidade e eleita a primeira diretoria, formada por 15 estudantes, para os próximos dois anos. Foi eleito Daniel Gaspar, estudante do Colégio Bom Jesus, para a presidência da UMES.

de São Bento do Sul, Dérique Höhn
UNE e UBES participam de debates sobre as novas perspectivas para o vestibular



Há mais de dez anos a UNE e a UBES vem questionando o formato tradicional de vestibular adotado no Brasil. Após o projeto anunciado pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, de unificação dos vestibulares, o tema tomou proporções midiáticas e tem sido debatidos pela sociedade colocando em questão esse modelo e visando proposta. As entidades tem tomado a frente dos debates e disseminando suas bandeiras. Veja aqui o artigo da presidente da UNE, Lúcia Stumpf, publicado no portal da Carta Capital e assista participação de Lúcia e Ismael Cardoso, presidente da UBES, no programa Debate MTV


leia mais http://www.ubes.org.br/
Na Câmara de Vereadores: Congresso fundará a Umes, amanhã

União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Bento do Sul será realidade

São Bento - Amanhã, sábado, a partir das 9:00, na Câmara de Vereadores, será realizado o Congresso de Fundação da União Municipal de Estudantes Secundaristas de São Bento do Sul (Umes). Nesta semana, para falar sobre o evento, estiveram na Redação do Evolução o representante em Santa Catarina da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), Dérick Höhn, o vice-presidente do Planalto Norte da União Catarinense de Estudantes (UCE), André Luiz Grossl, e o secretário de Políticas Universitários da União da Juventude Socialista (UJS) de São Bento, Gregory Beilcke.



Leia materia completa http://www.jornalevolucao.com.br/

sexta-feira, 10 de abril de 2009

O QUE É A UNIÃO MUNICIPAL DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS ?


A União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES ) é a entidade máxima de representação dos estudantes de ensino fundamental, médio, técnico e de cursos pré - vestibulares das redes pública e privada da cidade de São Bento do Sul.

A UMES é uma entidade estudantil, civil, sem fins lucrativos e sem filiação partidária.

São objetivos da UMES :

- Defender os interesses individuais e/ou coletivos dos estudantes.- Proporcionar a integração dos estudantes de São Bento Sul.
-Promover atividades quer possam contribuir para o desenvolvimento psíquico e físico dos estudantes.
-Organizar, e quando necessário fiscalizar atividades que visem conquistar e/ou manter a boa qualidade de ensino.
-Ser filiada e defender a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), entidade de representação máxima dos estudantes secundaristas no Brasil.

saiba mais sobre a UMES na pagina da UBES http://www.ubes.org.br/
1º Encontro de Grêmios Estudantis São Bento do Sul Santa Catarina

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas –UBES , realizou no dia 09/04/2009 em São Bento do Sul Santa Catarina , na câmara de vereadores as 18:00 horas o 1º Encontro de Grêmios Livres Estudantis.

Estiveram presentes 9 Grêmios Livres Estudantis, e presentes 11 Colégios da rede Estadual, Municipal e Particular.

O Encontro teve como objetivo tratar da fundação da UMES São Bento do Sul, onde os Grêmios puderam falar sobre suas experiências nas escolas, e todos citaram a necessidade de ter uma entidade maior na cidade para dar auxilio aos trabalhos dos mesmos.

A Reunião foi muito positiva , e foi tirado por todos os Grêmios a responsabilidade de construir um congresso forte, representativo e democratico.

Esteve presente na plenária o representante da UBES Dérique, onde falou da importância da UMES para a organização dos estudantes, na cidade de São Bento do Sul.

Falando em nomes dos Grêmios da Cidade, Daniel Gaspar que teve um grande papel na construção dos Grêmios pela cidade, frisou o papel dos estudantes estar organizado e de construir a UMES São Bento do Sul, tendo em vista a importância da cidade para o Estado no movimento estudantil.

Ficou deliberado pelos Grêmio que o congresso da UMES São Bento do Sul vai ser realizado no dia 18 de Abril, ficando responsável pela organização do congresso uma comissão organizadora que tem como integrantes um representante por escola, essa comissão central organizadora CCO vai voltar a se reunir dia 14 de abril (Terça-feira) as 18:00 hs na camarada de vereadores para definir os detalhes da construção do congresso que tera o acompanhamento do representante da UBES.

DA Redação Daniel Gaspar
Posse do Novo Gremio Roberto Grant, Sigma.


Chapa Sigma em sua posse

Na quinta-feira, dia 2 de abril de 2009, em clima de grande companheirismo, saudade e esperanças houve a cerimônia de posse do novo Grêmio Estudantil do Colégio Roberto Grant.

O companheirismo ficou por conta das falas da Diretora do Colégio, Denise Schlögl, do Representante da UBES e presidente da Comissão Eleitoral, Daniel Gaspar. Onde ambos destacaram as somas e todo o trabalho executado pelas entidades envolvidas para o pleno funcionamento da eleição do Grêmio.

A Saudade veio em seguida ainda na fala da diretora, Denise e na fala emocionada da Secretária Geral da antiga direção, Tribo, Luciana Mendes, com os olhos em lagrimas, descreveu o trabalho realizado pela antiga direção lutando a cada dia sem descanso pelos estudantes do Roberto. “Todos os dias, de 2007 até 2009, respiramos e lutamos por este grêmio, realizamos diversos projetos, mais de 17 diferentes, aulões, jogos, teatro entre outros, mas mesmo assim não conseguimos realizar tudo o que desejávamos.

Esperamos que a direção Sigma continue o nosso trabalho e lute para a implantação da Radio dentro do colégio, projeto que infelizmente não concluímos, porem deixamos encaminhado” Destaca Luciana.

A esperança ficou por conta de Todos os presentes, Kelvin Pscheidt, Presidente Eleito pela chapa Sigma, puxou fortemente a responsabilidade de um grêmio de luta, sempre destacando a importância da coletividade, da direção do Grêmio Estudantil trabalhar juntamente com a direção, com a UBES, e com os estudantes. Após chamar os membros presentes da Chapa para assumirem a frente da plenária junto com ele Declarou à Assembléia presente. “Nós não somos nada sem vocês, conto com cada um aqui para construir dias melhores dentro deste colégio e desta cidade”.

Daniel Terminou o Ato relembrando as lutas que formaram o movimento estudantil e da necessidade do jovem de contestar e lutar por seus ideais, reafirmando ali novamente as lutas que embasarão o movimento estudantil neste período, a Criação da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) passe-livre, Democratização do Ensino, apoio a cultura, apoio a reserva de vagas nas federais e etc.,


Também assumiu o compromisso de, em nome da UBES, estar sempre ao lado da direção eleita e junto com todos os estudantes, pediu também unidade aos Gremistas. “Mesmo com 63% dos votos a chapa eleita ainda precisa do apoio de todos os demais estudantes e precisa também do apoio daqueles que concorreram contra eles, afinal, o interesse da classe estudantil tem de estar acima de qualquer outro. Só Deste modo poderemos ir pra Rua Aumentar o Som pelas mudanças que tanto queremos em nossa realidade!” Explica.

Boa Sorte a Direção Sigma, E Saudações a Todos os que tem Coragem! Vamos Pra Rua Almentar o Som pelas mudanças, contamos com vcs!

UBES – Planalto Norte- Coletivo Regional.
O que é o Grêmio Livre Estudantil ?

O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.

O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.Para formar o Grêmio são necessários 5 grandes passos, todos muito importantes.

Veja com atenção cada um dos passos.

1º PASSOO grupo interessado em formar o Grêmio, divulga a proposta na escola e convida os alunos interessados e os representantes de classe (se houver) para formar a COMISSÃO PRÓ-GRÊMIO. Este grupo elabora uma proposta de Estatuto que será discutida e aprovada pela Assembléia Geral.

2º PASSOA Comissão Pró-Grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da ASSEMBLÉIA GERAL. Nesta reunião, decidem-se o nome do Grêmio, o período de campanhas das chapas, a data das eleições e aprova-se o Estatuto do Grêmio. Nessa reunião também se definem os membros da COMISSÃO ELEITORAL.*Importante: A Assembléia Geral precisa ser registrada em ata.

3º PASSOOs alunos se reúnem e formam as CHAPAS que concorrerão na eleição. Eles devem apresentar suas idéias e propostas para o ano de gestão no Grêmio Estudantil. A Comissão Eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos.

4º PASSOA Comissão Eleitoral organiza a ELEIÇÃO. A contagem é feita pelos representantes da comissão, acompanhados de dois representantes de cada chapa e, eventualmente (caso os estudantes vejam necessidade), dos coordenadores pedagógicos da escola. No final da apuração, a Comissão Pró-Grêmio deve fazer uma Ata de Eleição para divulgar os resultados.

5º PASSOA Comissão Pró-Grêmio organiza a cerimônia de POSSE DA DIRETORIA do Grêmio (quem cuidará do que no Grêmio Estudantil).

* A cada ano, reinicia-se o processo eleitoral a partir do 3º passo.