segunda-feira, 20 de abril de 2009

Passeata Marca Congresso de Fundação da União Municipal de Estudantes Secundaristas de São Bento do Sul



A UBES e todos os grêmios estudantis da cidade realizaram sábado, dia 18 de abril, o congresso de criação da União Municipal dos Estudantes Secundaristas

Com o objetivo de marcar a fundação da UMES São Bento do Sul, foi realizada uma manifestação pedindo passe livre para os estudantes e pedindo o fim do vestibular, ainda na manhã de sábado, como parte da programação do congresso.
O Congresso foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores, com início às 9h da manhã com o plenário lotado por cerca de 250 estudantes, entre eles delegados, suplentes e observadores, todos interessados em discutir a organização do movimento estudantil no município.

A mesa de abertura contou com a presença do prefeito Flavio Schuhmacher, saudando a todos os presentes no congresso de fundação dessa entidade estudantil, o presidente da UBES Ismael Cardoso, que falou do histórico das lutas dos estudantes no Brasil e as lutas atuais do movimento estudantil, vereadores, lideranças de juventude, representantes sindicais e Rudinei Borges, diretor da UBES em Santa Catarina.

O Congresso teve também apresentações culturais. Logo na abertura aconteceu uma apresentação de um grupo hip hop da cidade, Soldados de Cristo, e antes do almoço uma banda de rock animou a galera. Essa vontade de construir a UMES na cidade já vem de muito tempo, quando alguns grêmios da cidade perceberam a necessidade de haver uma entidade maior no município que representasse os estudantes de forma organizada, e travasse a luta por melhorias na educação, argumentou Daniel Gaspar representante da UBES no Planalto Norte de Santa Catarina.

Logo após o almoço, no inicio da tarde foram formados três grupos de debates: juventude e sociedade, acesso e permanência na universidade e passe livre. Todos os debates tiveram uma ampla participação dos estudantes , todos buscaram falar das suas realidades em cada escola etc.

A Plenária final do Congresso votou as bandeiras de lutas que a UMES São Bento do Sul vai estar defendendo. Foi aprovado o estatuto, a logo da entidade e eleita a primeira diretoria, formada por 15 estudantes, para os próximos dois anos. Foi eleito Daniel Gaspar, estudante do Colégio Bom Jesus, para a presidência da UMES.

de São Bento do Sul, Dérique Höhn

2 comentários:

  1. Um dia histórico para São Bento do Sul, fundação de uma entidade máxima representante dos estudantes no município, que, já não é de pouco tempo atrás que havia essa necessidade.
    Nosso pessoal da diretoria junto com os estudantes vamos tremer esta cidade, bem como dizia no grito de guerra ^^.

    Ótima a postagem Dérique, porém o grupo de dança que se apresentou não foi Soldados de Cristo e sim outro que o nome agora não me recordo ^^. No mais ficou muito bom XD

    É isso ai galera, AGORA É UMES !!!!

    ''Boi, boi, boi, boi da cara preta se não der passe livre agente pula a roleta'' ♫♫

    ResponderExcluir