Na ultima segunda-feira, dia 4 de Abril dezenas de estudantes secundaristas foram as ruas de São Bento do Sul na luta pelo Passe-livre.
O ato começou em frente ao terminal urbano central, e seguiu até a porta da Câmara de vereadores, no ato também foi lembrado que os estudantes de ensino médio não recebem merenda escolar, foi realizado um minuto de silêncio durante a passeata em memoria dos estudantes que não comeram nada durante todo o período letivo e nem puderam chegar em suas escolas. Para o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) Daniel Gaspar, o ato " serviu Principalmente para demonstrar a nossa sociedade que a juventude está na luta pelos seus direitos e~, se isso demonstra uma mudança de comportamento, nós somos a mudança pois somos também a vontade de ter um a São Bento do Sul, maior, mais justa, humana e melhor" Destacou Daniel.
A cidade parou para ver a juventude passar, aos gritos de "boi-da-cara-preta se não der passe-livre a gente pula a roleta" e "A Umes somos nós nossa força e nossa voz!" a manifestação seguiu de forma pacifica por todo o centro da cidade, declarando sempre quando o presidente da UMES Perguntava, "Quem são Vocês?", a resposta não deixava duvidas, "Sou Estudante!!!", o movimento estudantil estava forte e na rua pelos seus direitos, muitos populares aderiram a luta, acenando do ato dos prédios, buzinando e reforçando a passeata. o Ato também contou com o presidente da SITICOM e representante da CUT (Central Única dos Trabalhadores) Airton, que convocou os trabalhadores a unirem-se a Luta dos Estudantes, a afinal "o Trabalhador paga por esse elevado passe,R$ 2,30, para garantir q o seu filho estude" apontou. A assessora de Imprensa da UMES, Jessica kuss, lembrou que "é dever do estado garantir o acesso e permanência dos estudantes na escola, como pode ter acesso com uma tarifa absurda desta e ainda a permanência se os estudantes da rede pública tende comprar uniforme para ir ao colégio, despesa que pesa demais para muitos".
O ato concluiu-se em frente a Câmara Municipal da cidade, onde os jovens cantaram o Hino Nacional e entregaram aos vereadores a Carta pedindo, o passe-livre, merenda escolar e o reconhecimento da UMES como entidade de Utilidade Pública
De São Bento do Sul, Daniel Gaspar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário