domingo, 28 de março de 2010

50% do pré-sal pra educação em Santa Catarina


Afirma a presidente do Partido Comunista do Brasil, 1ª suplente da assembléia legislativa de SC, que deve assumir uma cadeira na ALESC próximo mês.
O pronunciamento foi feito durante a plenária estadual da UJS- SC em Itapema, este sábado, dia 27 de Março.
Em meio ao seu discurso ela fez uma pausa procurou o presidente da UCE, Vander Rodermel e disse em bom tom: “Vander, lhe digo,aqui em frente da plenária da UJS, que a primeira proposta que será protocolada por nosso gabinete será a reserva de 50% dos royallties do pré-sal catarinense,estamos junto na luta com os estudantes por nesta bandeira histórica!”

A luta iniciada pelas entidades estudantis (UBES,UNE, ANPG) vem ganhando força dentro dos estados e tomando as ruas por todo o Brasil. Para Alexandre Alves, diretor do Sindipetro-SC/PR "é bom lembrar que 50% dos recursos do pré-sal para educação também encampa a área de pesquisas que agrega a busca por novos meios de abastecimento de energia, garantir 50% para a educação é garantir o avanço tecnológico tanto para o nosso estado quanto parao Brasil e com isso fontes renováveis de energia."

Alem do grande compromisso com a juventude, Ângela Albino destacou a importância da mobilização da juventude em todas as grandes conquistas nacionais, frisou a necessidade de resistência ao governo Leonel Pavan(PSDB), que assumiu o cargo para escapar de acusações de corrupção, lavagem de dinheiro, envolvimento com tráfico de drogas e entre outras. lembrou também que nem um deputado catarinense covardemente se levantou contra a posse de Pavan. "Não podemos esquecer que todas as pessoas que estavam na posse do novo governador, eram funcionários públicos convocados para tal e tiveram que bater ponto na Alesc, para não terem o dia de trabalho descontado"




de Itapema, Daniel Gaspar - Presidente da UMES.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Sete dias de Resistência: Cotra o Aumento da Tarifa do Transporte público!


Há um quase um ano atrás, no dia de fundação da União Municipal dos Estudantes Secundaristas,(UMES), mais de 150 delegados eleitos votaram favoráveis ao passe-livre estudantil, e desde aquele dia a UMES se dedicou a defesa do transporte público de qualidade, educação pública para todos, saúde gratuita e pública.

Mobilizações, passeatas, nem um minuto recuamos de nossos objetivos.

No inicio deste ano, foi anunciado mais um criminoso aumento da tarifa de transporte público, nós que pagamos uma das maiores tarifas do estados entraríamos de um vez no hall das quatro maiores tarifas do estado de Senta Catarina. de R$2,30 para R$ 2,50.

A UMES juntamente com outras entidades do movimento social, o SITICOM ( Sindicato dos Trabalhadores da Industria da Construção Moveleira), FAMESC, UJS, JS-PDT, UCE ( União Catarinense dos Estudantes), UNE e UBES, iniciaram um grande processo de manifestação contra o aumento da tarifa do transporte público.

Completa-se hoje, uma semana de resistência dos movimento sociais contra esse crime contra a população. Atos seguidos marcam sete dias de discursos e movimentações, hora frente a prefeitura, hora frente ao terminal, dentro dos colégios, fábricas, praças e em apenas 3 dias foram recolhidas mais de 1300 assinaturas contra o reajuste.

Hoje, no sétimo dia de mobilização o movimento contou com o reforço do presidente da UCE, Vander Rodermel, que destacou por diversas vezes em suas falas, que "todas as grandes mudanças ocorridas no Brasil, foram feitas a partir de grandes mobilizações, com o povo na rua, sem cruzar os braços..." e parabenizou as entidades locais pela garra na causa.
Segundo um dos coordenadores do movimento, André Luíz Grossl, Diretor da União da Juventude Socialista(UJS), " A resistencia continua, e temos por objetivo chegar nesta sexta feira a mil e quinhentas assinaturas, e depois duas mil e quinhentas na segunda semana de mobilização...o movimento tem o número mínimo de assinaturas, porem não queremos o mínimo, queremos o máximo de participação do povo neste processo!".

Para o presidente da UMES - SBS e Vice-Presidente da UBES/SC "A sociedade está mudando, mesmo os mais conservadores, que normalmente são contra qualquer ato fora do que julgam como normal, estão aderindo ao movimento, a luta não vai parar até o bater do martelo do ministério público, ou a total recuada da prefeitura, que alem de querer aumentar a tarifa do transporte público ainda quer privatizar a saúde, afinal, eles esquecem que somos cidadãos e não clientes de uma de suas empresas, a resistência continua! Contra a Privatização da saúde e contra o aumento da tarifa do transporte público!"

Os atos seguem pela semana, amanhã, sexta as 17h novamente em frente ao terminal central, e na segunda novamente, sempre no mesmo horário.


O POVO NA RUA, A LUTA CONTINUA!




De São Bento do Sul - Daniel Gaspar